EP1: Como Surgiu a devoção ao Sagrado Coração
III Semana - Eles Verão a Glória do Senhor
1. O Convite à Alegria (Isaías)
A liturgia de hoje nos traz o cântico de Isaías, que convida até a natureza a exultar: "Alegrem-se o deserto e a terra seca... pois lhe foi dada a glória do Líbano". A profecia é um remédio para o desânimo. Para aqueles que têm os joelhos vacilantes e as mãos abatidas, a mensagem de Deus é clara:
"Sede fortes, não temais! Aí está o vosso Deus. Ele vem para vos salvar."
2. O Motivo da Nossa Esperança
Por que devemos nos alegrar, mesmo em meio às dificuldades? Porque Jesus veio para nos resgatar. Estávamos escravos do pecado e abandonados, mas Ele pagou o preço da nossa liberdade. Não importa o cansaço ou a tristeza que você sinta hoje; o anúncio é que o "Dia do Senhor" e a Sua retribuição chegam para libertar. Como os anjos anunciaram aos pastores em Belém (Lucas 2), esta é uma "grande alegria para todo o povo": nasceu para nós o Salvador.
3. "Maranata": A Alegria da Segunda Vinda
Muitas vezes, pensar na segunda vinda de Jesus causa medo ou ansiedade. O medo é sinal de que ainda estamos apegados a uma vida de pecado. Quem vive na graça de Deus anseia por este encontro. Os primeiros cristãos rezavam diariamente "Maranata! Vem, Senhor Jesus", pois sabiam que a felicidade plena e definitiva só se realizaria com o retorno glorioso de Cristo.
Conclusão
Jesus já veio, já nos salvou. Agora, resta-nos acolher essa salvação. Que neste Domingo da Alegria, possamos expulsar do coração todo desânimo e desesperança, celebrando com júbilo a certeza de que temos um Salvador.




