A disciplina
- Pe. Luís Fernando Cardoso Viana
- 12 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Nesta nossa serie sobre as virtudes cardeais, no ultimo texto terminamos falando que a virtude é uma conquista do homem disciplinado, pois sem disciplina ninguém consegue progredir na aquisição de um hábito. E por que? A resposta é simples: um hábito é fruto de um processo de repetições. Quanto mais repetimos algo, mais aquilo se torna um hábito. E é exatamente aqui onde se faz necessária a disciplina. Quem de nós nunca olhou para a nossa vida e pensou: “preciso ser mais disciplinado”. Voce já passou ou passa por isso? Se sim, seja bem vindo à realidade humana. Quase sempre andamos desordenados, fazemos propósitos para mudar, mas que quase nunca conseguimos concluir. Reflita um pouco. Quantas vezes voce já se propôs fazer algo, mas desistiu na metade do caminho? Propósitos de ter uma alimentação mais saudável, fazer exercícios, ler mais, passar mais tempo com a família, crescer na vida de oração, etc. Começamos e não terminamos, e nos frustamos diante da nossa incapacidade.
O que podemos fazer diante disto? Bom, para começar precisamos colocar algumas coisas em ordem. É preciso estabelecer prioridades em nossa vida, já que com o passar do tempo corremos o risco de descuidar de muitas áreas de nossa vida que precisam ser cuidadas. E este texto quer nos trazer a esta reflexão. Quantas coisas em sua vida estão desordenadas? Quantas coisas voce gostaria de fazer mas não encontra tempo? Sabe o que está faltando? Disciplina. É ela que vai ajudar a ordenar algumas coisas e adquirir bons hábitos.
Mas o que é então a disciplina? Bom, em primeiro lugar é preciso dizer que ela é uma virtude, e se ela é uma virtude, ela também pode ser conquistada. Ela não nasce conosco, ela é adquirida. Isso pode ser devido a uma educação recebida, uma cultura, ou um esforço pessoal. Mas de qualquer forma, o importante é voce saber que ela também está a seu alcance. Voce deseja isso? Então comece pelas pequenas coisas. Não queira começar fazendo grandes coisas. Tenha paciência com voce mesmo. Faça pequenos propósitos. Comece com pouco e logo perceberá que a pratica destes pequenos hábitos te fará dar passos. Lembre-se do exemplo do pianista dado no ultimo texto. É preciso esforço e dedicação. Coloque prioridades, coloque elas no papel e vá colocando cada coisa no seu lugar. De tempo para cada uma e seja fiel. Adquirindo disciplina, sua vida será mais ordenada. E onde há ordem, há virtude. No próximo texto começaremos a falar sobre as quatro virtudes cardeais, e a cada texto falaremos especificamente de cada uma delas.
Deus te abençoe,
Pe. Luís Fernando Cardoso Viana




Comentários