O poder da leitura
- Pe. Luís Fernando Cardoso Viana
- 12 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Sempre pensei no poder que as palavras tem. Alguma você já viveu a experiencia de se encontrar com um texto que falou profundamente com sua alma? São palavras que são capazes de nos elevar nossa. Você tem o hábito de ler? Conhece os grandes escritores?
Numa geração mergulhada na tecnologia digital, onde as coisas mais difíceis dão lugar as mais fáceis, onde já não há paciência para ler uma obra que tenha uma linguagem mais elaborada, ou uma música que verdadeiramente seja música, e não simples repetição de batidas, com letras pobres que não elevam a alma, mas a rebaixam, vamos caminhando na direção contrária.
É difícil admitir, mas ao invés de crescer, estamos regressando. Nunca a humanidade teve tanto acesso ao conhecimento, mas ao mesmo tempo nunca soube tão pouco. Não é preciso ir longe, basta com analisar a nós mesmos e constatar que já não sabemos ler. Quantos livros lemos durante o ano? E o que realmente retemos com a leitura?
Claro que não se trata de memorizar todo o livro, mas sim de saber resumir e ficar com aquilo que o mais essencial para ser levado e guardado na memória. Particularmente me ajuda neste processo sublinhar ou destacar as partes mais importantes de um livro que estou lendo. Quando os livros são meus, gosto de usar marcadores para encontrar com mais facilidade aquelas frases que quero guardar na memória. Talvez nem todas estejam gravadas em minha memória, mas quando preciso usar-me delas para alguma citação, sei exatamente onde encontrar. Quando os livros não são meus, tenho sempre comigo uma folha e uma caneta, assim vou anotando os temas mais importantes que pretendo guardar. Isso me ajuda muito.
Quanto conhecimento podemos adquirir através do hábito da leitura. Você já lê? Se sim, continue. Ainda não tem esse hábito? Faça a experiencia. Escolha um livro e leia cinco páginas todos os dias. Não é muito, mas é melhor ler pouco todos os dias do que não ler nada. Termino por aqui por hoje, mas desejo continuar escrevendo sobre isso nas próximas semanas. Se precisar de alguma indicação de livro, posso tentar ajudar.
Deus te abençoe,
Pe. Luís Fernando Cardoso Viana

Comentários